Professor (DE) da Universidade Federal do Amapá. Trabalha com temas
relacionados à Educação Escolar e Línguas Indígenas. Além disso,
desenvolve o Projeto de Descrição e Documentação Sanapaná, língua
indígena falada pelo povo homônimo que vive no Chaco Central (Paraguai).
Tem interesse por temas relacionados à Educação Escolar Indigena, à
Morfologia e à Sintaxe.
Professora do Curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal do
Amapá. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP), mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade
Federal do Pará (UFPA) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela
mesma instituição. Pesquisa desde 2008 a língua Ikpeng (Karib).
Coordenou, de 2009 a 2011, o "Projeto de Documentação
Linguística: Ikpeng Mïran" do Museu do Índio/FUNAI, do qual
fez parte até 2012. Atualmente, faz parte do Projeto de Gramáticas
Pedagógicas para Povos Indígenas do Museu do Índio/FUNAI . É membro do
Núcleo de Estudos em Línguas Indígenas (NELI) da UNIFAP. Tem experiência
na área de Letras/Linguística, com ênfase em línguas indígenas
brasileiras e atua principalmente nos seguintes temas: fonética,
fonologia e morfossintaxe. Tem interesse por línguas da família Karib,
antropologia e narrativas míticas.
(Texto da própria professora, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)
Especialista em NBA: Linguagens e o Ensino da Língua: Redação e
Leitura pela Faculdade de Macapá (FAMA). Possui graduação em Letras
(Licenciatura Plena) em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas
Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É
professor de Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino
de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, Fonética e
Fonologia da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado II: docência em
língua portuguesa e orientador de TCC do Instituto de Ensino Superior
do Amapá - IESAP. É professor-bolsista de Psicogênese da Linguagem Oral
e Escrita e orientador de TCC da Plataforma Paulo Freire. Foi
professor de Comunicação Oral e Escrita, de Fundamentos Teóricos
Metodológicos de Língua Portuguesa para Educação Infantil e Séries
Iniciais, de Português Instrumental, de Tópicos sobre Gramática I e
Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Amapá - UEAP. É
professor de Língua Portuguesa e Literatura ( Ensino Fundamental e
Ensino Médio) do Governo do Estado do Amapá, desempenhando suas funções
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lucimar
Amoras Del Castillo. Foi professor de Atualização Gramatical, Sintaxe
do Português, Morfologia do Português, Produção Textual em Língua
Portuguesa e Teoria Literária II da Universidade Vale do Acaraú
(UVA). Já trabalhou com as disciplinas História e Morfologia da Língua
Portuguesa , Metodologia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, Produção Textual em Língua Portuguesa ,Língua
Portuguesa Instrumental, Prática Pedagógica I: fundamentos para o ensino
da Leitura e Prática Pedagógica II: oralidade e escrita no Instituto de
Ensino Superior do Amapá - IESAP. Foi professor de Língua Portuguesa
Instrumental e corretor da banca de redação do vestibular da Faculdade
do Amapá - FAMAP. Foi professor de Linguística I, Língua Portuguesa IV,
Língua Portuguesa V, Linguística IV, Crítica Literária, Estágio
Supervisionado I, II e III e orientador de TCC da Faculdade Madre Tereza
- FAMAT. Foi professor adeso das disciplinas de Língua Portuguesa III,
IV e V, Literatura Brasileira II, Metodologia da Língua Portuguesa,
Teoria e Prática do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil , Fundamentos
da Língua Portuguesa e Estudos Linguísticos, TCC I e TCC II da
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) . Tem experiência em Língua
portuguesa e Língua Francesa com ênfase em Linguística.
(Texto do próprio autor, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade
Federal do Amapá - UNIFAP (2007), é especialista em Língua Inglesa pelo
Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (2009) e em Novas
Metodologias para o Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual
(2012), mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília -
UnB (2011) . Atualmente é professor da Universidade Fedral do Amapá.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística,
Linguística Aplicada, Ensino de Língua Materna e suas respectivas
Literaturas e Ensino de Línguas Estrangeiras (Inglês).
(Texto do próprio autor, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)