CONVIDADOS

 
Professor (DE) da Universidade Federal do Amapá. Trabalha com temas relacionados à Educação Escolar e Línguas Indígenas. Além disso, desenvolve o Projeto de Descrição e Documentação Sanapaná, língua indígena falada pelo povo homônimo que vive no Chaco Central (Paraguai). Tem interesse por temas relacionados à Educação Escolar Indigena, à Morfologia e à Sintaxe.
(Texto do próprio professor, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)



Angela Chagas
Professora do Curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal do Amapá. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição. Pesquisa desde 2008 a língua Ikpeng (Karib). Coordenou, de 2009 a 2011, o "Projeto de Documentação Linguística: Ikpeng Mïran" do Museu do Índio/FUNAI, do qual fez parte até 2012. Atualmente, faz parte do Projeto de Gramáticas Pedagógicas para Povos Indígenas do Museu do Índio/FUNAI . É membro do Núcleo de Estudos em Línguas Indígenas (NELI) da UNIFAP. Tem experiência na área de Letras/Linguística, com ênfase em línguas indígenas brasileiras e atua principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia e morfossintaxe. Tem interesse por línguas da família Karib, antropologia e narrativas míticas.
(Texto da própria professora, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do




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Especialista em NBA: Linguagens e o Ensino da Língua: Redação e Leitura pela Faculdade de Macapá (FAMA). Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena) em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É professor de Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado II: docência em língua portuguesa e orientador de TCC do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. É professor-bolsista de Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita e orientador de TCC da Plataforma Paulo Freire. Foi professor de Comunicação Oral e Escrita, de Fundamentos Teóricos Metodológicos de Língua Portuguesa para Educação Infantil e Séries Iniciais, de Português Instrumental, de Tópicos sobre Gramática I e Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Amapá - UEAP. É professor de Língua Portuguesa e Literatura ( Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Governo do Estado do Amapá, desempenhando suas funções na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lucimar Amoras Del Castillo. Foi professor de Atualização Gramatical, Sintaxe do Português, Morfologia do Português, Produção Textual em Língua Portuguesa e Teoria Literária II da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Já trabalhou com as disciplinas História e Morfologia da Língua Portuguesa , Metodologia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Produção Textual em Língua Portuguesa ,Língua Portuguesa Instrumental, Prática Pedagógica I: fundamentos para o ensino da Leitura e Prática Pedagógica II: oralidade e escrita no Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Foi professor de Língua Portuguesa Instrumental e corretor da banca de redação do vestibular da Faculdade do Amapá - FAMAP. Foi professor de Linguística I, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V, Linguística IV, Crítica Literária, Estágio Supervisionado I, II e III e orientador de TCC da Faculdade Madre Tereza - FAMAT. Foi professor adeso das disciplinas de Língua Portuguesa III, IV e V, Literatura Brasileira II, Metodologia da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil , Fundamentos da Língua Portuguesa e Estudos Linguísticos, TCC I e TCC II da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) . Tem experiência em Língua portuguesa e Língua Francesa com ênfase em Linguística.
 (Texto do próprio autor, disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)



Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2007), é especialista em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP (2009) e em Novas Metodologias para o Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual (2012), mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB (2011) . Atualmente é professor da Universidade Fedral do Amapá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Ensino de Língua Materna e suas respectivas Literaturas e Ensino de Línguas Estrangeiras (Inglês). 
(Texto do próprio autor, disponível em:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)